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PROJETO MEIO AMBIENTE REFLORESTAMENTO DA E.E. DR. EDGARDO CAJADO



Os conhecimentos produzidos pe­las Ciências Naturais, sem dúvida alguma, colaboraram para a compreensão do mundo e suas transformações, permitindo também ao homem que se situasse como sujeito participativo e parte integrante do universo.
Conscientes de que a escola é uma instituição de conhecimento e auxiliadora no processo de conscientização, este Projeto trabalhará o tema meio ambiente/ escolar, enfatizando que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra e a escola tem que estar engajada na busca de soluções para a preservação do mesmo.

Reflorestar para salvar
Categoria:  Temas transversais
Público Alvo: 5ª.séries/6º. Anos
Responsável: Viviane Bueno de Oliveira , Nerli  de Andrade Barbosa e João Luiz Cereja 
Período de execução do projeto: 2ºsemestre


Justificativa:
Na atualidade, a escola é reconhecida como um local onde circulam fluxos humanos, onde  há  investimento,   ge­ração de  riquezas materiais e culturais  e  onde se travam interações sociais
Com base nesse reconhecimento, a escola pode ser considerada local privilegiado para desenvolver a socialização dos conhecimentos co­tidianos e dos conhecimentos científicos. Diante disso, aprender  a importância de reflorestar  representa uma oportunidade que os alunos  têm de “ver” o mundo de uma maneira diferente. Adotar procedimentos que colaboram  com o meio ambiente nos tornam cidadãos mais conscientes.
Assim, articular junto aos alunos o enriquecimento do aprendizado, bem como possibilitar –lhes  a compreensão de fenômenos da natureza, da ação humana sobre os recursos ambientais  é requi­sito indispensável ao processo de aprendizagem, pois   os alunos  devem: colocar  em prova a sua capacidade criativa,  desenvolver   seu espírito crítico, valorizar  e colocar  em prática a preservação ambiental ,  se interessar  por co­municar os resultados de seus trabalhos e  ser   capazes de trabalhar de forma cooperativa, fazendo  novas perguntas e  procurando caminhos criativos para colocar em prova suas ideias (WEISSMAN, 1998, p. 52).
O projeto  contribuirá de forma relevante  para a aprendizagem dos alunos , já que o conhecimento se constrói através da vivência, ou seja, através da aprendizagem de forma significativa e prazerosa. Este projeto tornará os alunos   mais preparados e informados sobre a  educação ambiental que é um processo longo e contínuo. Assim o projeto visa acima de tudo, conscientizar  toda a comunidade  escolar   de que  temos que mudar nossos hábitos e atitudes. Por isso a importância de  reflorestar a escola visando orientar e  educar os alunos para um trabalho contínuo de preservação ambiental.
Desse modo, espera-se que essa ação educativa saia da escola  e atinja  a comunidade através de programas de orientação  e educação ambiental promovidos pelos próprios alunos.

Objetivos :
Diante dos registros acerca da evolução no planeta, podemos dizer que nos últimos séculos o ser huma­no se posicionou como o centro do universo, acreditando que a Natureza estava à sua disposição. Utilizou os recursos naturais de forma irracional, como se eles fossem infinitos. Apro­priou-se de seu processo, alterou seus ci­clos, redefiniu seus espaços (BRASIL, 1997a).
Assim, fica evidente que essa  visão fragmentada não deve existir na escola, pois os alunos devem compreender que sem os recursos naturais não sobrevivemos. Desta forma, somos totalmente dependentes deste ciclo ecológico em equilíbrio.
Não restam dúvidas de que promover a compreensão das questões ambientais é algo urgente e necessário em todos os segmentos sociais. No que  diz respeito ao contexto escolar, é possível disponibilizar conhecimentos científicos de que a sociedade já dispõe ao alcance dos alunos, constituin­do-se assim, um espaço ideal de trabalho onde se desencadeiam experi­ências e vivências formadoras de consciências mais vigorosas porque são alimentadas no saber. Além disso, os alunos, “[...] enquanto integrantes do corpo social atual, podem ser hoje também responsáveis pelo cuidado do meio ambiente, podem agir hoje de forma consciente e solidária em rela­ção a temas vinculados ao bem estar da sociedade da qual fazem parte” (FUMAGALLI, 1998, p.18).
                Sendo assim, esse projeto visa educar o jovem para  o exercício da cidadania e para a consciência de que o Planeta precisa ser preservado e essa preservação deve começar pela própria escola, portanto o projeto visa ainda:  
-Explorar a imaginação, a curiosidade e a criatividade, estimulando a temática de interesse do reflorestamento da escola;
 -Oferecer aos alunos conhecimentos de fatos, conceitos e ideias básicas sobre a  importância  da preservação ambiental;
- Propiciar condições para a realização de trabalhos práticos que possibilitem vivenciar investigações científicas rigorosas e éticas sobre a preservação ambiental e o reflorestamento da escola;
-Conscientizar os alunos sobre a importância do meio ambiente e como o homem interfere nesse meio focando em primeiro lugar a nossa escola e sua preservação;
-Discutir sobre os diversos tipos de destruição, agressão e degradação do meio ambiente e como evitar isso;
-Estimular a leitura e escrita nas diversas áreas sobre a temática da preservação ambiental ;
-Motivar a criatividade do aluno através de trabalhos manuais e pesquisas;
-Formar jovens protagonistas    para criarem ações (plantio  das mudas) que venham a surtir efeito dentro de sua comunidade escolar e para a sociedade
-Produzir textos críticos e argumentativos sobre a temática da preservação e da ação do homem sobre  o meio ambiente;
-Produzir cartazes contendo pesquisas e conclusões sobre a preservação ambiental e o reflorestamento da escola.
-Motivar os alunos a trabalharem de forma coletiva visando à preservação ambiental da escola.
-Conhecer a geografia do município em que moram e  da região da escola para terem ciência das plantas nativas dessa  região  e atuarem de forma significativa no reflorestamento;
-Levantar os aspectos ambientais favoráveis e desfavoráveis  das plantas nativas da região em que a Escola está inserida, bem como, das árvores    frutíferas
-Reflorestar com plantas nativas e frutíferas uma área  correspondente a  2,400 m² da Unidade Escolar
-Pesquisar sobre as conferências RIO 92   e a RIO +20

Metas:
Preparo do corpo discente para uma nova consciência solidária, colaborativa e ética, visando a um mundo melhor, no qual todas as espécies têm direito à vida e as rela­ções humanas são mais justas.
Visa ainda,  proporcionar aos alunos  uma formação necessária para  os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências vol­tadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. Assim reflorestar a Escola é condição sine qua non para atingirmos essas metas



Procedimentos :
Cientes de que a escola é uma instituição de conhecimento e auxiliadora no processo de conscientização, este projeto trabalhará o tema meio ambiente/ reflorestamento escolar, enfatizando que o equilíbrio da natureza  é essencial para a vida na terra e a escola tem que estar engajada na busca de soluções para a preservação do mesmo,  tendo como início, o reflorestamento da própria escola.
Tal atividade começará com pesquisas tanto na biblioteca, quanto na sala de informática sobre o desmatamento, recursos e reservas ambientais, poluição das águas, poluição do meio ambiente, extinção da nossa fauna e flora, a ação do homem sobre o meio ambiente, ações de preservação e  sobre as   plantas nativas do município  de Ribeirão Preto, englobando ainda   as melhores formas de plantá-las e cultivá-las.
Após  a pesquisa os alunos levantarão os dados , as expectativas  e a problemática do desmatamento para que possam comparar com a área de 2,400 m² desmatada da Escola , e   assim traçarem  ações  a serem realizadas na  execução do projeto.
Ações prováveis a serem implementadas:
-Confeccionar material gráfico  com os resultados da pesquisa , enfatizando o ponto de vista de cada aluno.
-Utilizar o croqui da escola para mapear a área desmatada;
-Utilizar o mapeamento da área da escola por satélite;
-Visitar a área desmatada  da escola para conhecer o solo;
-Abrir as covas juntamente com a empresa( Tecnoplan)  que facilitará esse projeto;
-Fazer o plantio das mudas nos 2,400 m² da área desmatada da Escola juntamente com a empresa Tecnoplan.
-Cultivar as mudas;
-Produzir um blog  na Internet com o resultado dos trabalhos realizados pelos alunos  e permanente atualização dos dados do reflorestamento da escola  



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