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Projeto para sala de informática e biblioteca.



E.E.Dr.Edgardo Cajado

Projeto para sala de informática e biblioteca.
Ano letivo de 2012.

Professora coordenadora: Viviane Bueno de Oliveira.
Professores Responsáveis:
 Andréa Márcia Santana
Eleni Cunha Alves 
Jairo S. de Mangueira
João Luiz Cereja 
Marcelo Barbosa Júnior 
Nerli da Cunha Alves 
Rita Lúcia Donda da Silva 
Roseli de melo mantovani
Sergio Diniz Valente
Sônia Diniz Valente
Wellington Osvaldo  

“As pessoas sempre temem as mudanças. Temeram a eletricidade quando foi inventada, não foi? Temeram o carvão, temeram as máquinas a gás… Sempre haverá a ignorância, e a ignorância leva ao medo.” [ Bill Gates ]
Introdução:

Para garantir a sua sobrevivência, o homem inventou, criou e modi­ficou ferramentas para se defender e estabelecer meios de subsistência em cada tipo de ambiente. Em decorrência de suas necessidades, foi possível o aperfeiçoamento de suas criações, ferramentas e instrumentos.
Em cada momento da história, o aprimoramento das diversas for­mas de comunicação modificam e permitem a compreensão de sua evolu­ção, de sua cultura e de sua história. A cada situação, o homem necessita de uma nova ferramenta para facilitar e propiciar a melhor forma de uso dos recursos disponíveis na natureza, como por exemplo, a invenção do fogo, do arado, da roda, do moinho, da energia e das telecomunicações.
As invenções tecnológicas modificam a forma de se atuar no meio, alteram comportamentos e linguagens, redefinem as formas de pensar, agir e transformar o mundo. A evolução social do homem confunde-se com as tecnologias desenvolvidas e empregadas em cada época, entretan­to, como expôs Marshal Mcluhan em 1964, os meios de comunicação são extensões do
homem.

Ø  Professores e alunos em novos papéis.
As relações dos professores e de seus alunos com a utilização das tecnologias alteram e modificam a mediação pedagógica, proporcionando um intercâmbio de conhecimento; uma interação e uma troca de saberes entre professores e alunos e, também, entre os próprios alunos.
De acordo com Lévy (1999, p.166), os saberes se encontram, a par­tir de agora, codificados em base de dados acessíveis on-line, em mapas alimentados em tempo real pelos fenômenos do mundo e com simulações interativas.
As novas tecnologias permitem o desenvolvimento de situações de aprendizagem em que os professores e alunos são capazes de transformar, criar, produzir de forma abrangente e compartilhada por meio dos recur­sos multimídia.
O desenvolvimento e a aplicação das tecnologias, no cotidiano da educação, implicam a transformação da comunicação entre os envolvidos, modificam a forma de ensinar e de aprender e possibilitam diversas for­mas de interação, proporcionando o estreitamento das relações comumen­te estabelecidas na relação entre docente e discente e, ainda, o enriqueci­mento das experiências.
O novo papel do docente suscitado pelas novas tecnologias de co­municação e informação é o de orientador, formulador, instigador, mobi­lizador da busca pela aprendizagem e pelo aprimoramento e consolidação do aprendido. Portanto, desempenha uma participação colaborativa e promove de forma atuante e dinâmica o processo de construção do conhe­cimento.
De acordo com Paulo Freire, para que a comunicação realmente aconteça é condição necessária que os sujeitos tenham um campo de signifi­cados em comum. “Em relação dialógica-comunicativa, os sujeitos interlo­cutores se expressam, como já vimos, através de um mesmo sistema de sig­nos linguísticos” (FREIRE, 1983, p. 45). Portanto, não podemos lidar com a educação de forma monóloga, pois ela não é transferência de conhecimento, mas sim, construção, produção, na qual alunos e professores podem articu­lar, interagir e criar possibilidades para a formação do conhecimento.
Assim, com a Internet podemos utilizar várias formas de comunicação e interação, com vários lugares, pessoas e informações de forma instantâ­nea. Hoje é possível criar ambientes onde os alunos podem enviar seus trabalhos, postar contribuições, criar novas ferramentas. A criação e a di­vulgação de vídeos educativos podem ser disponibilizados para contribuir com alunos de outras escolas, realizar intercâmbio cultural entre estados e países, além de inúmeros softwares e sites direcionados ao processo de ensino-aprendizagem. O papel da educação é essencial na formação da geração digital a qual presenciamos.
Ao trabalhar com os recursos didáticos digitais em sala de aula, o professor lida com um sujeito-aluno que aprende ativamente, pois está diante de uma aprendizagem construtivista e contextualizada; o profes­sor trabalha com imprevisibilidade, auto-organização e reorganização. O professor deve estabelecer metas para o aprendizado e conhecer mo­delos pedagógicos que possibilitem que os alunos aprendam uns com os outros extraindo das novas ferramentas as melhores oportunidades para o saber.
Desse modo, a internet possibilita algumas formas variadas de comunicação e a cada momento são criadas novas formas de interação sejam elas assíncronas  ou  síncronas, nas quais professores e alu­nos poderão se comunicar e criar ambientes de interatividade e interação.
PROJETOS 
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SALA DE INFORMÁTICA E SALA DE LEITURA
A informática vem oferecer meios para que a  aprendizagem seja mais significativa, vivenciada e interessante, despertando e incentivando os alunos a participarem de atividades atrativas , além de valorizar a autoestima , melhora a qualidade de ensino e proporciona o conhecimento básico de informática.



Projeto : Livroclipes 



Professora Responsável: Eleni da Cunha Alves  
turmas: 8ªs. séires B e C 



Disciplinas contempladas: Língua Portuguesa, Arte e Informática
Objetivos: Promover a leitura, despertando no aluno o prazer e o hábito de ler ao divulgar livros selecionados pelo grupo em formato de clipes.Outro objetivo é a utilização dos recursos tecnológicos do laboratório de informática, como  instrumento pedagógico, influindo na criatividade.
Metodologia: O professor vai com a classe(8°. Séries/ 9°. anos)  até a sala de informática e juntos, alunos e professor buscam na internet textos literários.Após o primeiro contato com os textos literários os alunos vão à biblioteca. Na biblioteca , o professor faz apresentação dos livros já selecionados, mas deixa livre a escolha para os alunos. O empréstimo dos livros pode ser feito em duplas, e a dupla lê o livro escolhidos por eles.Em seguida o livro é divulgado através de uma propaganda elabora pela dupla. Na sala de informática, essas propagandas serão transformadas em slides , utilizando o Power Point , escolhendo as imagens e animações para cada clipe. Também na internet , o aluno poderá pesquisar através do: www.google.com.br, imagens  e propagandas já vinculadas dos livros escolhidos , bem como , seus resumos. 



Projeto: Consciência Negra.

Professores responsáveis:Andréa Márcia Santana e Jairo S. de Mangueira
turmas: 7ª séries A e B e 8ªséries B e C 

Disciplinas contempladas: Língua Inglesa, História e Informática
Objetivos: Promover a conscientização da importância dos negros para a construção do Brasil, valorizar a cultura negra, o reconhecimento da miscigenação na formação do povo brasileiro, o reconhecimento dos grandes lideres negros do Brasil e do mundo, bem como , trabalhar a língua inglesa e a cultura negra norte-americana 
Metodologia: o projeto poderá ser desenvolvido  com alunos de 6ª série/ 7°anos. Com esta faixa etária e nível lingüístico, a língua inglesa é usada apenas para a capa, o cabeçalho e títulos que abrem os assuntos e encerram o trabalho. Mas nem por isso, o projeto é menos importante, uma vez que  será abordada a pluralidade cultural americano-brasileira. Já o Professor de História poderá trabalhar a pesquisa com os alunos tanto na biblioteca quanto na sala de informática. - 1ª folha: School/ Date (por extenso, em inglês)/ Names/ Numbers/ Class/ English/Work; - 2ª folha: o início da pesquisa propriamente dita: Martin Luther King Junior X Zumbi dos Palmares X Princesa Isabel/Lei Áurea (após cada personagem intercala-se uma folha com ilustrações a respeito dos mesmos);
- por fim, um questionamento e comparação  com as seguintes idéias:
a) Considerando nascimento, origem e vida de Luther King e Zumbi, qual é a diferença entre eles (apesar de ambos terem vivido em épocas e sociedades bem distintas)? A  intenção é que o aluno se refira ao fato de que um foi pobre e sem maiores oportunidades - pois era escravo e conhecido como bravo guerreiro - enquanto o outro pôde estudar, constituir família, enfim levar uma vida sem privações (este, por sua vez era conhecido como um líder pacifista).
b) Considerando os ideais e lutas de Luther King e Zumbi, o que eles tinham em comum? A  intenção é de  que o aluno responda argumentando sobre a luta pela liberdade
da raça negra, basicamente. c) Em comparação com as lutas de Luther King e Zumbi, que papel teve a Princesa Isabel e a Lei Áurea? O que/quem teve mais valor? Por quê? A  intenção é  de que o aluno conclua pela luta de Luther King e Zumbi, ao invés de um simples ato de governo.
- última folha: Conclusion (comentários gerais do grupo sobre o trabalho) e Bibliography. Para uma maior abordagem da língua inglesa
, o professor poderá   acrescentar as letras de música Black or White (Michael Jackson), Ebony and Ivory (Paul McCartney) e Um sorriso negro (D. Ivone Lara) para que os alunos façam a leitura e interpretação das mesmas comparando-as com a situação dos negros na realidade brasileira (o que é e o que poderia ser)



.Projeto: Vida saudável
Professores responsáveis:Rita Lúcia Donda da Silva , Roseli de Melo Mantovani Sônia Diniz Valente e Wellington Osvaldo  
turmas: 7ªsérie C e 8ª série A 


Disciplinas contempladas: Educação Física, Ciências, Matemática E Informática .Objetivo: Conscientizar os alunos e a comunidade sobre a importância de hábitos saudáveis tanto alimentares quanto dos exercícios físicos, informar sobre algumas doenças causadas pelo sedentarismo , bem como , fazer com que os alunos conheçam formas de prevenção ligadas a vida saudável. Outro objetivo e trabalhar com o índice da massa corpórea dos alunos(I.M.C)  e promover a leitura das tabelas de composição química dos alimentos com ênfase no percentual de cada componente e a necessidade diária para cada pessoa.
Metodologia: Esse projeto poderá ser desenvolvido com todas as classes do ensino fundamental II. O projeto  depende da comunhão entre as disciplinas de Educação Física, Ciências e Matemática
.1° etapa: O professor de Matemática levará os alunos na sala de informática para que eles calculem seus índices de massa corpórea. Verificada as condições da sala , o professor de Ciências  trabalhará com pesquisas sobre alimentação , doenças causadas pelo sobrepeso e peso abaixo do normal e  formas de prevenção . Essas pesquisas deverão ser transformadas em cartazes e fixadas no pátio para o conhecimento de todos. 
2°etapa: O professor de Matemática voltará à sala de informática para que os alunos pesquisem tabelas de elementos químicos contidos nos alimentos , o percentual   de cada elemento e o necessário diário, orientando-os para  que adquiram hábitos saudáveis.
3°etapa; O professor de Educação Física deverá trabalhar os exercícios físicos salientando a importância dos mesmo e incentivando os alunos a praticá-los por toda a vida .Todo o projeto poderá ser transformado em cartazes para que todos tomem conhecimento, bem como , poderá também, ser idealizado em forma de  feira de ciências  ou  a critério do professor, mas o objetivo principal e o material final na realidade, é a  transformação individual para uma vida mais saudável



Professores responsáveis;  Andréa Márcia Santana e  Sergio Diniz Valente
turmas: 7ª série B e  8ªséries A, B e C

Disciplinas contempladas: Geografia, História , Língua Portuguesa, Arte e Informática.
Objetivo: Informar os alunos a respeito dos conflitos na África e no Oriente médio ,trabalhar os aspectos da chamada “primavera árabe”, fazer com que os alunos tomem conhecimento das ditaduras que assolavam e assolam até hoje, o mundo islâmico. Outro objetivo, é a construção de um jornal mural que contenha todas essas informações, primando pela  conscientização  dos alunos da importância de um bom uso para as redes sociais Metodologia: É  sabido  que o povo tanto dos países africanos como do oriente médio, se uniu contra as ditaduras de seus respectivos países através das redes sociais. Todos os protestos que acabaram por derrubar os grandes ditadores foram organizados pelas redes sociais, Internet . Assim ,  os professores de Geografia, História e  Português  deverão orientar os alunos sobre o uso correto dessas redes .O trabalho deverá contemplar uma pesquisa realizada  na sala de informática, em jornais, e os alunos deverão ler as noticiais e trazer essas informações argumentando-as. Os jornais trazendo as informações sobre os movimentos , as argumentações dos alunos e as respectivas figuras deveram ser confeccionados tanto na biblioteca de forma manual , quando na sala de informática. Essa parte ficará a critério do professor  . Um outro aspecto que deverá estar bem explicito em todo o trabalho  e no produto final ( o jornal mural),  é a forma como o povo se uniu e se organizou para derrubar os ditadores  através do uso da Internet 



Avaliação : Avaliação  de todo o projeto será formativa 
OBS: O PRODUTO FINAL DE TODO O PROJETO É ESSE BLOG 



BIBLIOGRAFIA;

BONILLA, Maria Helena. O Brasil e a alfabetização digital. Jornal da Ciência, Rio de Janeiro, p. 7, 13 abr. 2001. Disponível em: <http://www.faced.ufba.br/~bonilla/artigojc.htm>. Acesso em: 18 agosto 2008.
BUZATO, Marcelo E. K. “Letramento digital abre portas para o conhe­cimento”. EducaRede, 14 agosto 2008. Disponível em: <http://www.educarede.org.br/educa/html/index_busca.cfm>. Acesso em: 12 agosto 2008.
CAPOVILLA, Fernando César. Pesquisa e desenvolvimento de no­vos recursos tecnológicos para educação especial: boas novas para pesquisadores clínicos. Disponível em: <http://www.emaber-to.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/899/805>. Acesso em: 18 de agosto de 2008. digitador:del espaços entre os endereços na biblio­grafia
CASTELLS, M. A era da informação: economia, sociedade e cultura. In:. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
COSTA, Leonardo F. Inclusão digital: conceito, modelos e semântica. XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, UnB, set. de 2006.
CRYSTAL, David. Language and the Internet. Cambridge: Cambrige University Press, 2001.
FREITAG, Raquel M. K. ; SILVA, M. F.. Uma análise sociolinguística da língua utilizada na Internet: implicações para o ensino da Língua Portuguesa. Intercâmbio (CD-ROM), v. XV, p. 1-8, 2006.
LÉVY, Pierre As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1994.
MANTOAN ,Maria Teresa Eglér. Integração x inclusão: escola (de qualidade) para todos. Disponível em: <http://www.pro-inclusao.org.br/textos.html>. Acesso em: 18 de agosto de 2008.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais emergentes no contex­to da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, L.A.; XAVIER, A.C.(orgs.) Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção do senti­do. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.
MELO, Janete A. Pereira, Saberes e conceitos sobre a inclusão digi­tal. Disponível em: <http://www.abed.org.br/seminario2006/pdf/tc010.pdf>. Acesso em: 13 de agosto de 2008.
MILANE Débora E LOPEZ Silvana Nieto em:  Pedagogia Diversidade e novas tecnologias Módulo 6.1 ed.COC, 2010
OLIVEIRA, Maria E. R. Quatro passos para a inclusão digital. Revista Inteligência Coletiva. Rio de Janeiro, out. 2003.
SALDANHA, Luís C. D. A informação como semi-informação nas práticas de leitura do ciberespaço. Tempo da Ciência, UNIOESTE, vol. 3, ___. Subjetividade no ciberespaço ou a aprendizagem nos labirintos do hipertexto.
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