Pages

Projeto Vida Saudável


Professores responsáveis:
Roseli de Melo Mantovani (Matemática).
Sônia Regina Tognon Miguel (Ciências).
Wellington Osvaldo Prudente (Educação Física).



  Sabemos que para ter uma vida saudável é necessário desenvolvermos hábitos saudáveis. Esses hábitos saudáveis devem começar com uma alimentação equilibrada e com a prática de atividades físicas regularmente e desde cedo.
          Para sensibilização dos alunos dessa necessidade de uma dieta equilibrada, assistimos ao filme: “Super Size me” A dieta do palhaço.


          Depois dessa sensibilização, buscamos um dos indicativos de como anda a saúde da população. Esse indicativo é calcular o índice de massa corpórea (I.M.C), que é um cálculo que leva em consideração o peso e a altura de uma pessoa.

Calculado seu I.M.C, verifique em qual nível ele se enquadra.


          Conscientes dessa necessidade de desenvolver hábitos mais saudáveis resolveram verificar como anda a saúde da população da escola E.E. Dr. Edgardo Cajado.
          Consideramos uma amostra pequena dessa população. Foram pesados e medidos 24 alunos da 7ª série C e o resultado do seu I.M.C apresenta-se na tabela abaixo.



Baseando-se nessa tabela foi construído o gráfico . 

       Analisando os dados do gráfico temos um indicativo de que essa população encontra-se com alto índice de pessoas abaixo do peso, apenas 33% da população está com o peso ideal e 21% se encontra nos níveis de sobre peso e obesidade.
         Uma população que se encontra com esses níveis de I.M.C pode desenvolver várias doenças: 

          Hoje no mundo moderno, a obesidade infantil é um sério problema para saúde pública, pois tem aumentado em todas as camadas sociais.
          Prevenir a obesidade é fornecer informações corretas sobre uma alimentação que atenda as necessidades nutricionais em quantidade e qualidade. Mas para uma vida saudável, não podemos priorizar apenas uma dieta equilibrada, mas também o lazer, e ainda mais, focar em idéias críticas que reforcem o hábito da atividade física, que poderá ser como, descer escadas no edifício em que mora, pular corda, caminhar na quadra, além de ajudar nas lidas domésticas. Portanto, só o fato de diversificar as atividades, já proporciona um aumento de gasto energético, e com isso uma diminuição considerada de doenças causadas pelo sedentarismo que poderiam surgir na fase adulta. 

Cardápio ideal da semana

          Como já foi falado, para chegarmos à vida adulta com saúde há necessidade de aliar uma boa alimentação ao hábito de praticar atividades físicas desde cedo, sugerimos então: 30 minutos diários de caminhada.





0 comentários:

Postar um comentário